Agência Hatoria
|

Não adianta enviar currículo se você não atende o mínimo da vaga

Na imagem: texto "não desperdice o seu tempo"

Olá, mundo!

Ví algo na internet que achei muito legal, que é de falar a música que estou escutando enquanto escrevo. Então, a que estou ouvindo agora é a Gold, do Imagine Dragons.

Recentemente abri uma vaga para designer gráfico na minha agência, a Hatoria, e me deparei com um fato bem interessante.

Um GIGANTESCA quantidade de currículos que chegou, não tinha relação nenhuma com a vaga.

Pra você ter uma ideia, cheguei a receber currículo de pessoas cuja especialidade era no campo e trabalho braçal. Tipo, conexão nenhuma com a vaga!

Isso vale uma reflexão e discussão: por que enviar um currículo para uma vaga que sequer atendo o requisito mais essencial?

“Mas, Gabriel, é só você, como empresa, ignorar o currículo, bla bla bla.”

Sim, mas o foco aqui é no seu tempo e na assertividade do seu envio.

A um ano atrás, o meu professor de Marketing Digital nos contou uma história que aconteceu com ele mesmo.

Senta, que lá vem storytelling!

Ele é graduado na área de Filosofia e também Publicidade, e estava enviando currículos para diversas empresas mostrando TODAS as especialidades dele nesse currículo.

Para empresas onde ele poderia se encaixar em vagas de marketing, o currículo também era enviado cheio de informações sobre a formação de Filosofia dele, o que tirava o foco das formações voltadas para a área de marketing.

Foi então que ele teve esse insight, algo óbvio que na prática ele não pensou muito.

Ao invés de enviar para todas as vagas, todas as empresas, o mesmo currículo, ele separou, criou uma para cada especialidade dele.

Então, para empresas que procuravam por publicitários, ele enviava o currículo que mostrava o conhecimento dele, experiências, tudo detalhado, agregando valor.

E para escolas que buscavam o Filósofo, ele enviava o currículo com as informações sobre a formação dele. Escolas que ele já trabalhou, e outros.


Por fim…

O que podemos tirar disso é: ao invés de enviar um currículo para todas as vagas possíveis, é mais eficaz que você envie para uma vaga que você tenha experiência, que tenha conhecimento ou que atenda aos requisitos “mais mínimos” possíveis.

Existe uma discussão na internet, principalmente quando se trata de vagas voltadas para T.I., de que você deve enviar um currículo mesmo que não atenda a todos os requisitos, mas isso não quer dizer que você deve enviar para uma vaga que você sequer conhece a área.

Economize o seu tempo, utilize ele para se profissionalizar, use-o com eficácia, crie um currículo mais detalhado sobre suas experiências, explore todo o seu conhecimento.

Abraços!

clique aqui e assine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clique aqui e assine

Outros artigos interessantes