Nesse artigo vamos aprender um pouco mais sobre Inbound Marketing, que consiste em ações de compartilhamento de conteúdo específico para um nicho, em diferentes etapas, que chamaremos de jornada do consumidor.
Quando você oferece ao seu público alvo conteúdo relevante e respostas aos seus problemas, a sua marca ganha permissão para se comunicar de forma direta com esse público.
O Inbound Marketing faz nascer um laço duradouro com seu público alvo, eleva o reconhecimento de sua marca, sua reputação e claro seus resultados.
Quando você posta um conteúdo relevante no lugar certo, você alcança seu potencial cliente, pois o mesmo sente que encontrou as respostas para suas dores e desejos que tanto procurava.
Significado de Inbound Marketing
Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Entrada ou Marketing de Atração. Isso porque o cliente em potencial, através desse conjunto de estratégias, vai adentrar ou entrar na jornada do consumidor que falamos acima, ou seja, vai iniciar dentro do funil de vendas do seu negócio online.
Suas ações têm por objetivo, atrair seu público para os canais de conversão que você criou. Criar esses canais leva tempo, pois é baseado no conteúdo de qualidade ou relevante, que é muito importante, já que atrai para o seu negócio público qualificado, ou aquele público que tem realmente potencial para ser seu cliente.
Então, ao contrário do marketing tradicional, o inbound marketing faz com que o público “corra” até você, ou melhor, até a sua marca. Como essa mágica acontece? Muito simples, como eu disse acima você criará um conteúdo relevante e gratuito, que atrairá a sua audiência, daí inicia-se o chamado funil de vendas, cujo objetivo final é a conversão, ou seja, a venda do seu produto ou serviço.
Como funciona o Inbound Marketing?
Esse processo permite que se transforme estranhos em clientes e clientes em divulgadores. Estranhos, porque são usuários que não conhecem a sua marca e nem o seu produto. A partir do momento que ele entra em contato com seu conteúdo e com sua marca, se torna um lead, entrando no funil de vendas. Quando ele passa por todo o funil e se torna seu cliente, ele passa, também a falar bem do que adquiriu e pode compartilhar conteúdos, ajudando, dessa forma, a divulgar a sua marca.
Ele deve ser criado ou construído através de conteúdo relevante, que leva em consideração o contexto do usuário, das plataformas, do momento do mercado, dentre outros aspectos.
Se você consegue entregar o conteúdo adequado, no momento que o usuário precisa e no local certo, você se torna relevante.
Inbound Marketing e o funil de vendas
A metodologia do Inbound Marketing funciona como um funil, que chamamos acima de jornada do cliente.
O objetivo central é fazer com que você consiga tráfego qualificado, usando conteúdos otimizados e compartilhados em mídias sociais.
Usando botões de chamada para ação, como preenchimento de um formulário, você consegue leads.
Em seguida você nutre, se relaciona com esses leads, usando por exemplo a estratégia de e-mail marketing, e dessa maneira, você transforma seus leads em clientes.
Daí vem uma parte muito importante, você analisa todas as métricas para verificar o que deu certo e o que precisa melhorar, aprimorando a estratégia.
Passos para criar uma estratégia de Inbound Marketing
1. Crie uma persona-alvo
A primeira e mais crítica parte na criação de um conteúdo convincente é compreender profundamente o que os seus clientes-alvo desejam aprender.
Então, para criar a sua persona faça pesquisas diversas, analisando quais são as suas características, como por exemplo idade, sexo, estado civil, redes sociais que utiliza, dentre outras.
2. Produza conteúdo incrível
Criar um conteúdo relevante e de qualidade é essencial, é a base de sua estratégia de inbound marketing.
Lembre-se se você produzir artigos ou até mesmo vídeos genéricos, não atrairá a sua audiência.
Não messa esforços para produzir um conteúdo que ficará ranqueado nos primeiros lugares do mecanismo de busca, pois assim, você estará trabalhando para gerar novos clientes.
3. Comece a publicar Guest posts
Saiba que ter um blogueiro convidado em seu site é uma das melhores estratégias de inbound marketing.
Isso porque ele fornece backlinks, autoridade no ramo e relacionamentos com influenciadores-chave.
Mas a maioria das pessoas aborda o caminho do jeito errado. Se você não usa estratégias inteligentes para divulgar sua mensagem através do post de convidados em outros blogs, é melhor você nem fazê-lo.
Você também pode colocar os seus posts em sites que têm mais audiência.
4. Maximize seus resultados de SEO
Você precisa ter um excelente conhecimento sobre SEO para que seu negócio online tenha sucesso no mundo digital.
As coisas mais importantes para se concentrar são SEO básico na página e receber backlinks para o seu site e seu conteúdo.
5. Adquira leads com conteúdo gratuito
Quando a ideia é captar leads, ou seja, converter os usuários do seu site em potenciais clientes, você precisa utilizar estratégias fortes para que as pessoas deixem seus e-mails para você.
A maneira mais adequada que eu conheço é oferecer conteúdo gratuito em troca de informações, como o e-mail, por exemplo.
Conclusão
O que quero deixar de crucial aqui para você, é que invista em estratégias de Inbound Marketing, pois só assim conseguirá atrair potenciais clientes para o seu funil de vendas.
Estes potenciais clientes, ou leads, entram no funil e terminam a sua jornada com a conversão, que deverá ser sempre o seu objetivo principal.