Agência Hatoria
|
Search
Close this search box.

Entenda o que é um Lead e técnicas de como nutri-lo

Nesse artigo, vamos entender mais sobre o significado desse termo: lead, muito usado no marketing digital e que, claro, você que tem o seu negócio online não pode ficar por fora desse assunto.
O que é um LEAD

Nesse artigo, vamos entender mais sobre o significado desse termo: lead, muito usado no marketing digital e que, claro, você que tem o seu negócio online não pode ficar por fora desse assunto.

Vamos começar dando uma definição para lead:

Lead é um usuário que demonstra interesse em um tema relacionado a um produto ou serviço e fornece espontaneamente um meio de contato (geralmente o e-mail) para dar início a um relacionamento permanente com a marca. O objetivo final é que ele se torne um cliente leal.

Fonte: Tacal

Como você pode ver, um lead é fundamental para o seu negócio online.

Se você quer entender melhor o que é lead ou tem problemas para coletar, gerenciar e nutrir os contatos dos seus consumidores em potencial, chegou ao lugar certo.

O que é um lead?

Se a definição acima não ficou clara, vamos simplificar, um lead é um usuário que usa os meios digitais para manter uma conversação com sua marca.

Ele, para você, se torna uma oportunidade de negócio, pois como já vimos em outro artigo, o usuário que entra no seu funil de vendas, se torna um lead, passando por todo o funil de vendas, o resultado será a conversão e um cliente leal.

Os leads são chamados também de prospects, são pessoas que têm dores e desejos, não estão preparadas ainda para receber uma oferta, por isso precisam passar pela jornada do cliente ou funil de vendas, dentro do seu negócio online.

Por que a sua empresa precisa gerar leads?

Você deve saber que o mundo atual é quase em sua totalidade virtual, as pessoas estão online, estão em blogs, sites, aplicativos, redes sociais e lojas virtuais.

Então para que seu negócio online se torne competitivo e ser um sucesso, você deve estar presente nessas mídias sociais.

Como eu disse as pessoas estão online e dispostas a fazer negócios, ou seja, você precisa criar estratégias para atrair essas pessoas para que conheçam sua marca e seu produto.

Qual é a diferença entre leads, visitantes, prospects e contatos?

Como vimos, um lead é um usuário que visita seu site, então o que o torna especial? Saiba que há uma grande diferença entre quem apenas visita seu site e o uso que fazem dele.

Lembre-se que um lead é diferente de um visitante, por exemplo, porque ele se interessa, se identifica com seu conteúdo, de tal maneira, que é capaz de deixar um meio de você contactá-lo, como deixando seu e-mail em um formulário.

E por que ele faria isso? Ora, por algum interesse especial, como adquirir um conteúdo digital, como um e-book ou uma planilha, por exemplo.

Gerando Lead através de planilhas no Guia do Marketing Digital
Um exemplo, é a nossa geração de lead através de materiais de marketing digital.

Em um funil de vendas damos o nome de lead a um usuário que está em um determinado lugar em sua jornada do consumidor.

Vamos conhecer agora o significado de outros termos:

Visitantes

Um visitante é apenas uma pessoa que visita o site do seu negócio online. Ele chega até seu site através de buscas no Google ou até mesmo de redes sociais, interessados em algum produto ou serviço.

Não significa que por ele estar no seu site, visitando-o, que ele leia o seu conteúdo ou fique no site por muito tempo.

Para manter esse acesso ou captar a atenção do visitante, você precisa oferecer material de qualidade, com informações relevantes e uma interface organizada e atualizada.

O visitante seria o estágio anterior ao lead no funil de vendas, isso porque ele ainda não se interessou, ou não se interagiu com sua página.

Prospects

Podemos dizer que é a etapa seguinte a de visitantes. Está mais perto de se tornar um lead, no entanto, é um usuário que já demonstrou interesse em seu conteúdo ou produto de forma mais clara.

Vamos ver através de um exemplo, como é essa diferença:

Um lead, com certeza, vai deixar seu e-mail, ou algum outro dado, em troca de algum conteúdo gratuito. Isso mostra que ele já tem interesse em receber suas informações.

Um prospect é aquele usuário que vai abrir o seu e-mail, clicar em algum link e pode ser que até tente se comunicar com você, através de telefone ou e-mail.

A chance, então, de um prospect se tornar um cliente é muito grande, visto o interesse que ele demonstra.

Agora, se ele passará por todas as etapas do funil de vendas e chegará à conversão, vai depender do seu relacionamento com o mesmo e do atendimento que receber.

Contatos

O contato é uma relação além do lead, pois ele é o usuário que realmente está em comunicação constante com a sua empresa, que responde aos seus e-mails, atende às suas ligações e interage.

Daí você entende, que um lead precisa de mais atenção ainda, para que seu interesse demonstrado até então, aumente e se transforme no seu objetivo final, que é a conversão.

Contatos podem clientes ou até mesmo parceiros.

Conclusão

Um lead é fundamental para o crescimento e sucesso do seu negócio online, é preciso criar em seu site ou blog, ou outro meio de comunicação com sua audiência, uma forma, que geralmente ocorre através do preenchimento de um formulário, no qual o usuário deixará o seu e-mail.

clique aqui e assine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clique aqui e assine

Outros artigos interessantes