Esse tema, marketing de conteúdo, foi escolhido a dedo para você, devido a sua importância dentro do marketing digital.
Mas como podemos definir o marketing de conteúdo? Bom, podemos dizer que ele é uma estratégia de marketing digital que produz e distribui conteúdo relevante para o público alvo do seu negócio online, no momento que ele mais precisa.
O marketing de conteúdo faz parte de uma estratégia maior chamada Inbound Marketing ou marketing de atração.
Como o marketing de conteúdo estuda a persona e o que ela busca, ele gera conteúdo que a mesma quer e dessa forma, o processo de venda se torna algo natural.
A estratégia do marketing de conteúdo se divide em 4 etapas:
- Educar o público
- Ganhar autoridade no assunto
- Influenciar a decisão de compra
- Transformar o cliente em um embaixador da marca
O marketing de conteúdo é tão estratégico que faz com que o usuário avance pelo funil de vendas mesmo sem se dar conta e se torne cliente.
Para que serve o marketing de conteúdo?
Quem não conhece o marketing de conteúdo, pode não entendê-lo muito bem no início, mas com estudo e dedicação, você pode se tornar um expert no assunto.
A intenção dessa estratégia, é fazer com que o público alvo se convença de que o que você tem para ele é bom e acabe caindo em um funil de vendas, sem se dar conta disso.
No mundo inteiro as pessoas estão cada vez mais conectadas, estima-se que cerca de 59% da população mundial.
Nesse contexto, o marketing de conteúdo sai na frente por propor um processo inverso: em vez de procurar o cliente, a marca produz material relevante para que ela própria seja procurada.
Então, tem os mais diversos objetivos, como posicionamento da marca, construção de autoridade, dentre outros.
Vamos conhecer com mais detalhes as vantagens ou benefícios do marketing de conteúdo.
1. Aumenta o tráfego do seu site
Como a maioria das pessoas usa o Google como fonte de pesquisa, o seu site deve servir como uma porta de entrada para novos clientes.
Dessa forma, produzir conteúdo relevante, ou seja, aquele que seu público alvo busca é a melhor estratégia para atrair o mesmo.
Afinal, o usuário só vai clicar em um link que realmente gere interesse para ele. Concorda?
E até mesmo o próprio Google favorece em seus resultados de busca conteúdos que respondam às intenções de busca dos usuários.
2. Reconhecimento de marca
Se o seu conteúdo produzido vai de encontro ao que seu público alvo busca, ele acaba por se reconhecer com a sua marca.
As pessoas se tornam familiarizadas com a marca.
Dessa forma, outra vantagem do marketing de conteúdo é elevar a quantidade de pessoas interessadas no que sua marca tem a oferecer.
3. Aumenta o engajamento com a marca
Quando você produz conteúdo de qualidade para o público-alvo só tende a aumentar o engajamento com a marca.
Isso ocorre por um fator muito simples: o usuário nota que a sua marca está ali para resolver seus problemas.
Então, o cliente vai iniciar um convívio maior com sua marca, passando a tornar-se parte de sua audiência, se tornando um cliente no futuro.
Como o marketing de conteúdo aumenta o engajamento com a marca, também facilita a criação.
Isto é, clientes tão satisfeitos com o valor gerado por seus conteúdos que passam a recomendar e a defendê-la pela internet afora.
4. Educa o mercado
Outro ponto positivo dessa estratégia, é que ela fornece uma espécie de educação ao seu público alvo sobre o produto ou serviço que você tem a oferecer.
Como muitas pessoas da sua audiência ainda podem ter dúvidas sobre o seu produto, o conteúdo vai tirá-las e também quebrar objeções.
Quando você enche o cliente de informações relevantes sobre o produto, é quase certo que ele acabe comprando-o.
5. Aumenta as vendas
Como a estratégia de marketing de conteúdo se baseia no entendimento do perfil do consumidor e do caminho que percorre durante o processo de compra, ajuda a guiar os leads até a tomada de decisão.
O que naturalmente vai aumentar o número de vendas.
6. Impulsiona a geração de leads
Segundo pesquisas, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera 3 vezes mais leads. O que é ótimo para seu negócio online.
E você sabe porque gera tantos leads, porque essa estratégia utiliza conteúdos ricos como e-books, por exemplo, para serem entregues a sua audiência.
Funciona assim: elas preenchem um formulário com informações sobre elas e você oferece esses materiais em troca.
Conclusão
Espero que tenha ficado mais claro para você o que significa o marketing de conteúdo e suas principais vantagens.
Além disso, eu realmente espero que você veja que não é preciso um grande orçamento de marketing, e que alinhando o marketing de conteúdo com uma boa estratégia de tráfego pago é possível gerar muitas vendas e oportunidades qualificadas.
Qualquer pessoa pode usar o marketing de conteúdo para a sua vantagem. E claro que você também, basta estudar mais sobre o assunto e mãos a obra.
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