Agência Hatoria
|
Search
Close this search box.

10 dicas incríveis de como usar o Instagram no seu negócio online

O poder do Instagram como canal de vendas na internet já não é mais mistério. Mas, no dia a dia, as empresas encontram algumas dificuldades para alcançar e engajar pessoas com a marca. Por isso, separamos 10 dicas de como Bombar o seu Instagram para vender mais. 
10 dicas incríveis de como usar o Instagram no seu negócio online

O poder do Instagram como canal de vendas na internet já não é mais mistério. Mas, no dia a dia, as empresas encontram algumas dificuldades para alcançar e engajar pessoas com a marca. Por isso, separamos 10 dicas de como Bombar o seu Instagram para vender mais

1. Definir seu posicionamento

Antes de qualquer coisa você precisa fazer algo muito importante que é definir o posicionamento de sua marca e, claro, deixar isso de forma bem explícita para sua audiência, através do conteúdo que você divulga.

Aí você pode estar se perguntando: Por que o posicionamento de marca é tão importante?

É importante porque isso faz com que as pessoas se identifiquem com ela e queiram fazer parte da mesma e de tudo que estiver relacionado com ela.

Então, é necessário criar conteúdo de valor (marketing de conteúdo) demonstrando os princípios do seu negócio online, os ideais que sua marca defende e dessa forma, criar uma marca registrada com valores e princípios próprios.

Pode parecer estranho, mas você tem que entender que, no Instagram, as pessoas não vão ser impactadas com meras fotos de produtos com preço e descrição. 

Mostre aos seus clientes que você não é apenas um perfil de vendas no Instagram, mas sim, uma marca poderosa e com propósito que vai além das vendas. 

2. Construir uma audiência fiel no Instagram e mantê-la

Quando você posicionar a sua marca para as pessoas, você estará criando uma audiência fiel e agora o importante é fazer o que for possível para mantê-la.

Saiba que o número de seguidores é fundamental, é muito importante, porém, se você não fizer uma interação com os mesmos, não criar conteúdo de qualidade e manter essas pessoas engajadas com esse conteúdo, de nada adiantará um elevado número de seguidores.

Você precisa se preocupar mais em manter a audiência que se interessa de verdade na sua marca e, a partir daí, construir uma audiência fiel e engajada. Se os seus seguidores estão engajados com o seu conteúdo, a probabilidade deles te indicarem a outras pessoas e compartilhar os seus posts é muito grande.

3. Aposte em chamadas para ação

CTA (call to action) é uma indicação clara do movimento que a audiência deve seguir para concluir a ação que você deseja. Em geral, essa indicação é feita no imperativo, estimulando a pessoa do outro a seguir seu comando.

4. Legendas de qualidade

O tamanho das legendas é uma das grandes dúvidas dos empreendedores, muitos pecam pelo excesso e outros pela escassez de palavras.

A verdade é que não existe um tamanho ideal que serve para todos os negócios e nem fórmula mágica. As pessoas vão ler aquilo que for interessante para elas, de modo que você precisa analisar em qual espaço está e se o que quer comunicar pode ser dito claramente em 2 frases ou precisa de mais.

Saiba que, se for uma postagem de ação imediata e em uma plataforma onde o usuário perde a atenção com facilidade, o ideal seria uma legenda menor, com poucas palavras.

Agora, se o objetivo do post seja informar ou educar sua audiência, aí, nesse caso, o ideal é uma legenda maior.

5. Faça lives no Instagram

Para que haja um maior engajamento com sua audiência, eu recomendo que você comece a fazer lives. Lembre-se que o formato de vídeo é muito valorizado e quando você entra ao vivo na plataforma, o Instagram manda uma notificação a todos os usuários que interagem com você e que estejam online naquele momento.

Se você não sabe como fazer lives no Instagram, pode conferir o vídeo do canal Irmãos Marios, no YouTube:

6. Crie uma hashtag para sua marca

Você pode usar a Hashtag para estimular as pessoas a se envolverem em um movimento lançado pela sua marca ou se envolverem em uma comunidade.

Você vai incentivar as pessoas a utilizarem a sua hashtag, para que, com isso, você consiga tirar alguns casos ou relatos interessantes sobre a relação do seu cliente com a marca. 

As hashtags são ótimas formas de trazer um público novo para sua conta, e a agência Hatoria criou um artigo incrível sobre como fazer a pesquisa de hashtags.

7. Aposte em Stories

Os stories são outra grande arma que você deve usar nos seus negócios online, dentro do Instagram.

Saiba que as pessoas têm o hábito de ver mais os stories do que rolar o feed.

Segue abaixo uma pequena lista de formas de utilizar os stories:

  • Fazer um comunicado
  • Enquetes
  • Mostrar as novidades da marca
  • Prévias de lançamentos
  • Perguntas para conhecer a sua persona

É uma forma mais criativa de interagir com os seus clientes e aproximar relações. Portanto, use bastante os Stories ao seu favor! 

8. Use as ferramentas do Instagram

Quando o Instagram lança novas ferramentas no aplicativo, ele quer que todos os usuários usem para experimentar e aprovar. E, para que as pessoas comecem a usar esse novo recurso, ele incentiva as pessoas a usarem cada vez mais, mostrando os posts que estão utilizando essa ferramenta. 

Ou seja, se você usar essa ferramenta quando é lançada, a probabilidade de ter muito engajamento é grande, porque o Instagram está evidenciando os posts com essa funcionalidade para incentivar o uso cada vez mais. 

9. Se puder, use influenciadores

Se você puder faça uso do marketing de influência, é uma ótima forma de fazer com que sua marca fique mais conhecida e dessa forma, venda para mais pessoas.

Mas é muito importante verificar se cabe no seu bolso pagar a um influenciador.

Muitos influenciadores costumam trocar a divulgação da marca em troca de produtos, mas está crescendo o número daqueles que cobram em dinheiro.

Agora, no momento de escolher um influenciador, procure aqueles que tem relação com sua marca, os mesmos valores e princípios.

Se você quer encontrar influenciadores do jeito mais prático possível, pode utilizar a ferramenta Influency.me.

10. Mescle seus produtos com outros conteúdos

É bem desinteressante quando você entra em um perfil de empresa e vê apenas fotos de produto. E, à medida em que a geração Z de fortalece como compradores em potencial, a exigência por marcas que ofereçam mais do que apenas produto cresce.

Na prática, isso significa que um feed repleto de fotos de produtos não é atraente. Você precisa mostrar para as pessoas como esse produto vai melhorar a vida delas, como sua marca está envolvida com isso e os valores que permeiam aquilo tudo.

clique aqui e assine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clique aqui e assine

Outros artigos interessantes