Agência Hatoria
|
Search
Close this search box.

O que é SEO: Como alcançar os primeiros lugares no Google?

SEO é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave. Conheça mais sobre o SEO e o SEO OnPage.
O que é SEO Como alcançar os primeiros lugares no Google

Vamos falar nesse texto de um assunto muito importante, SEO, que podemos definir como o conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca, como o Google por exemplo.

E qual a importância de ter visibilidade nos mecanismos de busca? Ora, isso aumenta o seu tráfego orgânico, aquele que é grátis e, portanto, gera autoridade.

Se você faz poucas vendas, é bem provável que seu tráfego está pequeno no site ou na página de vendas. Então, é preciso aumentar isso.

O que é SEO?

Saiba que mais de 90% das experiências online, começam com uma pesquisa. Dessa forma, você percebe que é fácil ganhar um bom tráfego orgânico, se seu site ocupa os primeiros lugares nos mecanismos de busca.

Outro fator importante é que os 5 primeiros lugares nos mecanismos de busca obtêm 67% dos cliques, daí a importância das técnicas de SEO.

Vamos ver agora uma definição mais completa de SEO:

SEO é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave.

Então é preciso 3 agentes nesse processo:

  • Você, otimizando o site
  • Os mecanismos de busca, como o Google
  • O usuário, fazendo a pesquisa

Então, para fazer SEO temos que ter em mente estes públicos: o usuário e o Google. Fazer SEO pensando apenas no Google é errado.

O Google sempre escolhe pelos resultados que atendem melhor às necessidades do usuário. Então, pensar no usuário em primeiro lugar é o que você deve fazer sempre.

Os requisitos para chegar ao topo do Google

Vamos falar de um tipo de SEO:

SEO On Page

O SEO On Page são as práticas de otimização de sites feitas dentro de sua própria página, com o objetivo de aumentar a sua visibilidade nos rankings do Google e receber tráfego qualificado.

Alguns fatores como design, conteúdo, usabilidade, todos esses e muitos outros fazem parte do SEO On Page.

A performance do seu site também é essencial para ter um SEO on page otimizado, assim como a preparação dele para uso em dispositivos móveis.

Vamos falar agora de outro aspecto importante: o conteúdo.

Um conteúdo de qualidade deve apresentar as seguintes características:

  • Resolver o problema do usuário
  • Ter ritmo e linguagem adequada
  • Ter consistência
  • Ser relevante
  • Respeitar nossa gramática
  • Entre outras.

E com relação ao tamanho do texto, o que vale é o bom senso, pense em resolver o problema que o usuário está buscando, e claro, talvez isso, não se resolva em poucos parágrafos.

Recomendo que um texto com no mínimo 300 palavras, já é um bom começo.

Alguns assuntos podem facilmente render entre 2000 e até 4000 palavras – e tudo bem para o Google, contanto que não venham acompanhadas da famosa encheção de linguiça.

Outro ponto importante é o título interno, aquele que aparece no interior do seu site, ele deve conter a palavra chave.

O título que aparece para o usuário nos resultados do mecanismo de busca, ainda fora do seu site, também é muito importante.

Dessa forma, siga essas instruções:

  • Deve ter até 60 caracteres
  • Deve conter a palavra-chave o mais à esquerda possível
  • Deve ser objetivo.

Vamos, agora, dar um destaque especial para alguns aspectos:

1. URL’s amigáveis

Quando estamos navegando em algum site e observamos a barra de endereço, duas coisas podem acontecer: ou você consegue ler tudo o que está escrito sem nenhuma dificuldade, ou, em determinado momento, o endereço da página mais parece que foi escrito por alguém enfurecido e com os olhos vendados.

Claro que a URL mais amigável é a mais recomendada e o Google também entende dessa forma.

Então, lembre-se que quanto mais clara e compreensível, será melhor.

Um ponto muito importante é que a palavra-chave deve constar na URL.

2. Heading tags

As heading tags vão ajudar a montar a estrutura do texto propriamente dito. São elas quem vão separar o artigo em título principal (H1) e vários subtítulos (H2 e assim por diante).

Isso é muito importante pois facilita a leitura do texto, separando-o por assuntos com relação um com o outro. Dessa forma o leitor não se confunde nem se perde no ao longo do texto.

Então, além de deixar o texto mais organizado, mostra para o Google que o texto é escaneável.

3. O uso da palavra chave

No meio do Marketing Digital, saber usar a palavra chave já é conhecido, mas em outros assuntos ou meios, as pessoas não sabem muito bem como usá-la.

Talvez seja novidade para você, mas existe todo um estudo sobre como posicionar essas palavras ao longo do texto para melhor ranquear o seu conteúdo.

E, é claro o Google está observando tudo isso.

O chamado LSI (Latent Semantic Index) é um mecanismo do buscador responsável justamente por fazer essa análise.

Portanto, use a palavra-chave nos seguintes aspectos:

  • No título do texto é obrigatório
  • Em subtítulos
  • Ao longo do texto, de forma orgânica.

Bom, estes são os aspectos mais importantes do SEO On Page e devem ser observados com bastante atenção ao escrever um artigo.

Conclusão

Trabalhar o SEO do seu site, hoje, é um grande diferencial, pois essas técnicas ainda são muito negligenciadas e subestimadas.

Embora o tráfego orgânico seja muito importante para a perpetuação do seu negócio na internet, é sempre muito importante trabalhar o curto prazo, através do tráfego pago.

clique aqui e assine

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clique aqui e assine

Outros artigos interessantes