Vamos falar nesse texto de um assunto muito importante, SEO, que podemos definir como o conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca, como o Google por exemplo.
E qual a importância de ter visibilidade nos mecanismos de busca? Ora, isso aumenta o seu tráfego orgânico, aquele que é grátis e, portanto, gera autoridade.
Se você faz poucas vendas, é bem provável que seu tráfego está pequeno no site ou na página de vendas. Então, é preciso aumentar isso.
O que é SEO?
Saiba que mais de 90% das experiências online, começam com uma pesquisa. Dessa forma, você percebe que é fácil ganhar um bom tráfego orgânico, se seu site ocupa os primeiros lugares nos mecanismos de busca.
Outro fator importante é que os 5 primeiros lugares nos mecanismos de busca obtêm 67% dos cliques, daí a importância das técnicas de SEO.
Vamos ver agora uma definição mais completa de SEO:
SEO é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-as no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave.
Então é preciso 3 agentes nesse processo:
- Você, otimizando o site
- Os mecanismos de busca, como o Google
- O usuário, fazendo a pesquisa
Então, para fazer SEO temos que ter em mente estes públicos: o usuário e o Google. Fazer SEO pensando apenas no Google é errado.
O Google sempre escolhe pelos resultados que atendem melhor às necessidades do usuário. Então, pensar no usuário em primeiro lugar é o que você deve fazer sempre.
Os requisitos para chegar ao topo do Google
Vamos falar de um tipo de SEO:
SEO On Page
O SEO On Page são as práticas de otimização de sites feitas dentro de sua própria página, com o objetivo de aumentar a sua visibilidade nos rankings do Google e receber tráfego qualificado.
Alguns fatores como design, conteúdo, usabilidade, todos esses e muitos outros fazem parte do SEO On Page.
A performance do seu site também é essencial para ter um SEO on page otimizado, assim como a preparação dele para uso em dispositivos móveis.
Vamos falar agora de outro aspecto importante: o conteúdo.
Um conteúdo de qualidade deve apresentar as seguintes características:
- Resolver o problema do usuário
- Ter ritmo e linguagem adequada
- Ter consistência
- Ser relevante
- Respeitar nossa gramática
- Entre outras.
E com relação ao tamanho do texto, o que vale é o bom senso, pense em resolver o problema que o usuário está buscando, e claro, talvez isso, não se resolva em poucos parágrafos.
Recomendo que um texto com no mínimo 300 palavras, já é um bom começo.
Alguns assuntos podem facilmente render entre 2000 e até 4000 palavras – e tudo bem para o Google, contanto que não venham acompanhadas da famosa encheção de linguiça.
Outro ponto importante é o título interno, aquele que aparece no interior do seu site, ele deve conter a palavra chave.
O título que aparece para o usuário nos resultados do mecanismo de busca, ainda fora do seu site, também é muito importante.
Dessa forma, siga essas instruções:
- Deve ter até 60 caracteres
- Deve conter a palavra-chave o mais à esquerda possível
- Deve ser objetivo.
Vamos, agora, dar um destaque especial para alguns aspectos:
1. URL’s amigáveis
Quando estamos navegando em algum site e observamos a barra de endereço, duas coisas podem acontecer: ou você consegue ler tudo o que está escrito sem nenhuma dificuldade, ou, em determinado momento, o endereço da página mais parece que foi escrito por alguém enfurecido e com os olhos vendados.
Claro que a URL mais amigável é a mais recomendada e o Google também entende dessa forma.
Então, lembre-se que quanto mais clara e compreensível, será melhor.
Um ponto muito importante é que a palavra-chave deve constar na URL.
2. Heading tags
As heading tags vão ajudar a montar a estrutura do texto propriamente dito. São elas quem vão separar o artigo em título principal (H1) e vários subtítulos (H2 e assim por diante).
Isso é muito importante pois facilita a leitura do texto, separando-o por assuntos com relação um com o outro. Dessa forma o leitor não se confunde nem se perde no ao longo do texto.
Então, além de deixar o texto mais organizado, mostra para o Google que o texto é escaneável.
3. O uso da palavra chave
No meio do Marketing Digital, saber usar a palavra chave já é conhecido, mas em outros assuntos ou meios, as pessoas não sabem muito bem como usá-la.
Talvez seja novidade para você, mas existe todo um estudo sobre como posicionar essas palavras ao longo do texto para melhor ranquear o seu conteúdo.
E, é claro o Google está observando tudo isso.
O chamado LSI (Latent Semantic Index) é um mecanismo do buscador responsável justamente por fazer essa análise.
Portanto, use a palavra-chave nos seguintes aspectos:
- No título do texto é obrigatório
- Em subtítulos
- Ao longo do texto, de forma orgânica.
Bom, estes são os aspectos mais importantes do SEO On Page e devem ser observados com bastante atenção ao escrever um artigo.
Conclusão
Trabalhar o SEO do seu site, hoje, é um grande diferencial, pois essas técnicas ainda são muito negligenciadas e subestimadas.
Embora o tráfego orgânico seja muito importante para a perpetuação do seu negócio na internet, é sempre muito importante trabalhar o curto prazo, através do tráfego pago.
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