Agência Hatoria
|
Search
Close this search box.

Como escolher a melhor hospedagem para sites?

Se você pensa em criar um site para a sua empresa, em algum momento vai se deparar com a pergunta: como escolher a melhor hospedagem para sites? Confira aqui!
Como escolher a melhor hospedagem para sites

O que é uma Hospedagem para Sites:

Se você busca criar sua presença na internet, a primeira coisa a ser feita é se tornar parte do mundo que nunca dorme.

Para fazer isso é necessário deixar seu site, loja ou blog disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Uma hospedagem para sites faz isso para você – e oferece algumas outras vantagens um tanto quanto úteis para você e suas empreitadas digitais.

Caso ainda não esteja claro, imagine a hospedagem como um aluguel de um espaço digital.

Nesse espaço, você é o inquilino. O proprietário tem para com você a obrigação de manter esse espaço sempre “em ordem”, funcionando e protegido; além de ajudá-lo com seus negócios.

Fora da metáfora, a hospedagem para sites não é muito diferente – apenas um pouco mais técnica. Ou seja, o aluguel na verdade é de um espaço em um servidor físico que armazena seus dados e arquivos. 

Ao mesmo tempo, um provedor disponibiliza esse conteúdo para usuários do mundo todo, de forma segura e eficaz.

Assim como para alugar um espaço físico, alugar um espaço digital requer saber quais são suas necessidades e o que melhor se encaixa como solução. 

Como a relação entre hospedagem e sua posição nos resultados de pesquisa é bem íntima, é necessário estudar o que é melhor para o seu caso. Isto é, primeiro entender quais são os diferentes tipos de hospedagem e quais diferentes benefícios cada provedora oferece.

Tipos de Hospedagem

Servidor Dedicado

Para quem precisa lidar com muitos acessos e gosta da autonomia sem perder a segurança, o Servidor Dedicado é a escolha certa. Afinal, com um desses é possível ter a liberdade e o poderio que você teria com um servidor local para chamar de seu – com o acréscimo de toda a expertise e o suporte técnico do seu provedor.

A capacidade de armazenamento e processamento fica limitada somente ao hardware, já que 100% do servidor está em suas mãos. Para quem vê a necessidade, tem o alto valor do pagamento disponível e possui o conhecimento técnico necessário para gerir o servidor…

Bem, o controle total e a alta confiabilidade com toda certeza valem a pena.

Hospedagem Compartilhada

Considerado o grande motor da internet em seus primórdios, a Hospedagem Compartilhada (que se tornou tão popular e utilizada que é conhecida apenas por Hospedagem para Sites) foi a solução encontrada para baratear os altos custos de se manter um servidor.

Nessa modalidade, vários inquilinos alugam e compartilham do mesmo espaço e de seus recursos – como um Espaço de Coworking faz atualmente. 

Apesar das limitações e das eventuais instabilidades, essa modalidade ainda é uma das melhores opções para quem está começando e quer impulsionar seu SEO – ainda

Hospedagem Gratuita

Utilizado principalmente por sites que não recebem (nem pretendem receber) muitos visitantes. Geralmente utilizado como um teste para a qualidade do serviço, é também uma boa maneira de adquirir em primeira-mão a experiência de se ter um site.

No entanto, em níveis profissionais, uma hospedagem para sites gratuita raramente oferece itens essenciais como Suporte Técnico, Disponibilidade de Backup ou nem mesmo conseguem armazenar e transmitir todo tipo de conteúdo.

Ainda é possível fazer auto-hospedagem, mas, além de muito complexo, é como tentar melhorar seu SEO com os dois braços amarrados atrás das costas.

Como um teste? Claro, vá em frente! Mas não pare por aí…

Hospedagem Privada

Mesmo que não tão individual quanto o Servidor Dedicado, essa modalidade cria um provedor único para cada usuário (o inquilino) e se torna ideal para quem precisa de níveis mais altos de processamento e armazenamento.

Assim como o dedicado, essa modalidade oferece uma autonomia e estabilidade maior – sendo ideal para lojas virtuais ou sites médios, que veem grandes picos de acessos após campanhas de Marketing Digital bem-sucedidas. 

Hospedagem Cloud

Muito dinâmica e flexível. Essa modalidade tem ganhado muita visibilidade nos últimos tempos principalmente pelo seu uso no E-Commerce.

Por operar em mais de um servidor ao mesmo tempo, se torna mais seguro, mais estável e um pouco mais caro – o que pode ser justificado pela adaptabilidade do sistema. Sendo possível encontrar soluções onde se paga apenas pelo o que foi usado.

Por que escolher a melhor hospedagem para sites? E como fazer isso?

A escolha da hospedagem afetará não só no SEO, como também na percepção do seu cliente. Uma página que demora para carregar não passa credibilidade alguma, e uma página extremamente rápida que cai toda hora não tem uso algum.

Por isso, é necessário encontrar um equilíbrio entre útil, seguro e eficaz. Lembrando que em qualquer área, inclusive nessa, existe um ditado funcional: se parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é.

Então, para começar, não acredite em empresas que garantem 100% de disponibilidade ou tudo ilimitado por valores irrisórios. É um serviço como qualquer outro e não existe almoço grátis.

Foque na segurança. Uma página “Não Segura” é automaticamente bloqueada por muitos navegadores ou nem mesmo aparece nos resultados de pesquisa.

É necessário um Certificado SSL para se tornar uma “Página Segura”. Como isso é padrão em qualquer modalidade de hospedagem, preste atenção na duração da gratuidade do certificado. Muitos são gratuitos apenas por um período limitado, geralmente de um ano.

Como a percepção do usuário é muito importante para o SEO do site, é necessário que o tempo de carregamento seja de, no máximo, três segundos. Isso pode ser adquirido com Larguras de Banda maiores, que aumentam a banda destinada ao seu site no servidor.

Geralmente, sites simples não vão precisar de muito. No entanto, lojas e sites com muita informação visual precisam de uma atenção maior nesse quesito.

E é claro, é necessário avaliar a usabilidade e a dinamicidade dessa hospedagem para você e seus usuários – avalie o quão personalizável você quer o seu site e compare com as opções oferecidas pelo provedor de hospedagem. Um bom design ajuda seu desempenho como site e a satisfação do usuário (incluindo o tempo gasto em sua plataforma).

Em conclusão: quando for buscar sua plataforma de hospedagem para sites, busque ver o que ela pode oferecer além da hospedagem – como se fosse o café da manhã incluso naquela sua hospedagem favorita. 

Muitas empresas oferecem serviços muito bons e diversificados, o que pode ser até difícil de acompanhar. Por isso, aqui separamos as 5 mais relevantes atualmente.

1 – Webnode

Como escolher a melhor hospedagem de sites - Captura de tela do Webnode
Captura de tela do site Webnode

O Webnode é uma alternativa completa para quem quer criar e hospedar seu site em um só lugar. Apesar de muitos recursos gratuitos, o plano padrão acaba tendo um valor um pouco mais elevado.

O Webnode oferece opções de domínio tipo .com / .com.br / .net / .org e painel de construção de site que não necessita de nenhum conhecimento técnico e pode ser acessado pelo celular.

2 – GoDaddy

Como escolher a melhor hospedagem para sites?
Captura de tela do site Godaddy

A GoDaddy se estabelece como uma das mais seguras provedoras de hospedagem para sites, oferecendo monitoramento de segurança 24 horas e proteção contra ataques DDoS.

Apesar de ser uma gigante muito bem-estabelecida, a GoDaddy também oferece uma grande dinamicidade aos seus usuários – que têm a oportunidade de contratar novos recursos independentemente do plano escolhido.

3 – Gubax

Como escolher a melhor hospedagem para sites?
Acesse a Gubax e descubra o melhor custo-benefício em Hospedagem

A Gubax é a queridinha do Brasil.

Ela é uma daquelas que oferece a hospedagem com um café da manhã completo, com direito a:

  • Antivírus e Antispam
  • Criador de sites e Migração Grátis (e descomplicada)
  • Tráfego Ilimitado sem cobranças surpresa
  • Contas de e-mail e subdomínios ilimitados
  • Backup diário automático

Tudo 100% no Brasil para obter a menor latência e baixo tempo de resposta no Suporte 24/7. Todo o essencial para um bom SEO por menos de 15 reais ao mês.

Como escolher a melhor hospedagem para sites?

4 – UOL Host

O UOL Host oferece um painel de controle muito intuitivo aos seus usuários, e-mail corporativo e um espaço mínimo de 30GB, independente do plano escolhido.

Por ser uma empresa conhecida (e com 100% dos servidores) no Brasil, o UOL Host é para quem busca segurança – mesmo que só ofereça domínios .com.br .

Como escolher a melhor hospedagem para sites?

5 – RedeHost

O RedeHost passou por muitas mudanças depois de ser adquirido por outro grupo de hospedagens, se tornando a alternativa “flex” do grupo. Com o RedeHost, é possível utilizar o sistema “pay per use”, onde se paga somente pelo o que é utilizado.

Além disso, o Servidores Cloud estão totalmente localizados no Brasil, garantindo customização total dos serviços sem perder na latência.

Como escolher a melhor hospedagem para sites?

6. Hostinger

A Hostinger também já é uma empresa muito conhecida aqui no Brasil, principalmente pelo seu baixo custo, além de possuir um painel próprio (muito similar ao cPanel) e outros diversos benefícios que podem ser conferidos no site da empresa.

Como escolher a melhor hospedagem para sites?

Para concluir

É importante deixar clara a diferença entre domínio e hospedagem. O domínio é como a sua carteira de identidade sendo guardada dentro da sua carteira, que por sua vez é a hospedagem. 

Essa carteira pode facilitar sua identificação e trazer praticidade para a sua vida e seus negócios (SEO), ou então pode ser uma daquelas que nunca encaixa corretamente no bolso e fica caindo o tempo todo. Ou é tão não-prática que você se perde tanto para achar algo que nem lembra mais o que buscava.

De qualquer forma, você precisa de uma carteira para carregar sua identificação – acredite, eu estou na minha 4° via por um motivo. O melhor é que essa carteira te ajude mais do que atrapalhe, ao ponto de ela se encher de dinheiro.

Uma boa carteira vale o investimento. Não importa se é para um pequeno site, um grande blog ou uma média loja – faça sua pesquisa e escute quem sabe mesmo. ]

Veja as vantagens e desvantagens de cada empresa, e tente encontrar qual se encaixa melhor com as suas necessidades. 

Lembre-se: a mais cara nem sempre tem os melhores serviços, e a mais barata nem sempre compensa a economia.

Normalmente, a média é boa por um motivo.

clique aqui e assine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

clique aqui e assine

Outros artigos interessantes